JOTA Brasil
JAMBOREE NO AR

MODO TELEGRAFIA

A telegrafia é um modo de comunicação que normalmente é feito por meio de sinais sonoros compostos por sons curtos e sons longos.
Alguns chamam erroneamente esses sinais de pontos e traços, mas como se trata de sons e não de sinais gráficos, para facilitar a compreensão pronuncia-se "DI" para os sons curtos e "DÁ" para os sons longos.
A combinação diferente de sons curtos e longos compõe os diferentes caracteres (letras, números e pontuação) e ao conjunto desses caracteres denomina-se "CÓDIGO MORSE".
Os radioamadores e telegrafistas utilizam esse modo de comunicação para alcançar maiores distâncias, além de dispensar o conhecimento de idiomas e suas diferentes pronúncias.
Sendo uma modalidade muito interessante, é praticada por muitos radioamadores no mundo como hobby, sem deixar de ser útil em situações de emergência por sua precisão.
Para controlar a emissão dos sons curtos e longos os telegrafistas utilizam uma chave acionada manualmente, chamada de manipulador vertical ou simplesmente chave.
Com treinamento e prática constante a telegrafia se torna uma divertida forma de se comunicar, fazendo novos amigos em todos os cantos do mundo, sem dificuldades de diferenças de idiomas.

Assista o vídeo mais abaixo e tire suas próprias conclusões
Acesse esses links para aprender ou treinar CW