JOTA Brasil
radioescotismo SATÉLITE E SSTV

MODO SATÉLITE

SATÉLITE ARTIFICIAL

Satélite é todo corpo construído por humanos que orbita sobre a terra.
O primeiro satélite artificial foi construído pela Rússia em 1957 (Sputnik 1) - fonte Wikipédia. 
Os satélites são utilizados para a coleta de informações meteorológicas, transmissão de diversos tipos de dados, e além disso, muitos deles funcionam como um repetidor de rádio, civil ou militar.

É possível, com um rádio portátil tipo HT (Hand talk, em inglês), receber as ondas de rádio e assim ouvir radioamadores de todo o mundo utilizando essa “ponte” de comunicação, proporcionando um alcance maior e uma certa surpresa do lugar que contatamos.
O mais recente repetidor de radioamador instalado em satélite está funcionando na ISS - International Space Station (Estação Espacial Internacional).  
RADIOESCOTISMO SATÉLITE E SSTV

MODO SSTV

A sigla SSTV significa Slow Scan TeleVision, ou seja, televisão de varredura lenta.
Traduzindo, significa que é a transmissão de imagem de forma analógica em baixa velocidade.
As imagens podem ser coloridas ou preto e branco.
Este sistema é muito utilizado como ferramenta onde a comunicação está comprometida, principalmente em situação emergenciais e calamidades, onde a única forma de comunicação é aquela feita através de estações de rádio. 

Qualquer equipamento de radiocomunicação pode ser utilizado para esta transmissão, até mesmo os famosos talkabout, rádios comerciais facilmente encontrados no mercado e sem restrição de uso. Dessa forma, qualquer pessoa pode usar esse tipo de ferramenta para transmitir imagens.

É necessário um software para codificar e decodificar a imagem. Os mais utilizados são o ROBOT36 e o SSTV ENCODER, ambos são APP de celular e podem ser baixados com facilidade.
Esses aplicativos utilizam os recursos do celular como autofalante e microfone para converter as imagens, de forma simples e rápida.

Contato por satélite com antena manual

Imagem de SSTV da Estação Espacial ISS

Software e App usados em SSTV

RADIOESCOTISMO SATÉLITES E SSTV

SATÉLITE + SSTV

Alguns satélites unem estas duas facilidades,  ou seja, Repetidor de sinal de rádio e Repetidor de SSTV.  Um bom exemplo é o PCSAT, vastamente utilizado por escolas e laboratórios para este fim.

A ISS - International Space Station - frequentemente faz expedições gerando e transmitindo imagens via SSTV, levando radioamadores e rádio escutas do mundo todo a uma busca incansável para colecionar essas imagens e os diplomas que são expedidos pelo projeto ARISS para quem as capta. Como as passagens da estação espacial são rápidas em cada determinado ponto da terra devido sua velocidade, a busca por essas imagens é uma verdadeira Caça ao Tesouro
Por PU5XNL Flavio e PU5VOA Barbara, PR004, GE Brigadeiro Eppinghauss, Curitiba.