JOTA Brasil
RADIOESCOTISMO - ft8 E dmr

MODOS DIGITAIS - FT8 e DMR

FT8: UM NOVO MODO DE COMUNICAÇÃO

FT8 é um modo de operação utilizado pelos radioamadores como alternativa para realização de contatos sob condições de sinal extremamente fracos.
Neste modo de comunicação, precisamos de um software especifico instalado em um computador para receber e enviar os sinais de nossa estação de rádio.
O FT8 trabalha com ciclos de Transmissão/Recepção curtos, de quinze segundos cada. Com isto, um contato inteiro em FT8 pode acontecer em aproximadamente 1 minuto.
O programa de computador codifica um texto gerando um áudio com uma modulação - se você ouvir este áudio vai ser algo parecido com um sinal de FAX. Este áudio é enviado pelo seu rádio em uma frequência específica para cada banda. Quem estiver na mesma frequência vai receber este áudio e o software irá decodificar os sinais e exibir as mensagens. Os contatos em FT8 seguem o padrão dos contatos entre radioamadores, ou seja, informando indicativo, data, hora, frequência, localização, intensidade dos sinais que ouvimos e somos ouvidos e a confirmação de ambas estações: RR 73 - confirmado e um abraço.
Portanto é necessário que o rádio envie o áudio que ele está recebendo para o computador poder decodificar e depois o computador precisa enviar o áudio codificado para o seu rádio para que ele possa transmitir.
A quantidade de contatos nas frequências de FT8 atualmente é fenomenal.
O FT8 não substituirá modos como CW ou FONIA, porém, é uma ótima opção para os Radioamadores desfrutarem de comunicados, em todo o mundo, usando equipamentos simples. Já existem até contestes mundiais neste modo de operação.
A operação do FT8 assim como todas as outras em radioamadorismo, está limitada às bandas e frequências que a sua licença permite.
E nós, radioamadores escoteiros, também estamos desfrutando deste modo !!!
PU2OYQ - Ronaldo - SP041 - GE Marechal Rondon - Rio Claro, SP
radioescotismo

MODO DMR

O DMR, sigla para Digital Mobile Radio, é uma modalidade em franco crescimento no Brasil e no mundo, sendo o mais recente protocolo digital para radioamadores.
Sua facilidade operacional, permite um desempenho e mobilidade de maior facilidade para aqueles que, ainda, não possuem seu sistema irradiante em HF.
O DMR pode ser utilizado através de uma repetidora digital específica ou em transmissão particular/individual, utilizando rádio HT ou fixo, próprio para a modalidade, em conexão com um Hotspot (módulo de recepção do sinal HF convertido) conectado à internet.
A partir da programação do rádio escolhido, o operador poderá incluir os grupos de transmissão/recepção (os chamados TG’s Talk Groups) de sua preferência.
Para operação no Jamboree e outras atividades do Radioescotismo, o Brasil tem um TG específico que é o TG 724907 e, há ainda um grupo que cobre o exterior, o TG 907. Nestes grupos, operam os radioamadores Escoteiros do Brasil e do mundo. Países como Portugal, Espanha, Argentina e outros, também tem uma grande frequência de participação em atividades de Radioescotismo.
Outros grupos podem ser selecionados de acordo com a preferência de cada operador, selecionando assim os países e/ou grupos de interesse próprio.
Importante frisar que cada radioamador precisa ser registrado na rede específica além de ser prefixado pela Anatel. Sua instalação e operação é fácil e prática podendo ser fixa ou móvel, só dependendo de uma conexão com a internet.
Por PY4WQN - Ignácio - OR MG - Juiz de Fora, MG